quinta-feira, 30 de maio de 2013

Evangélicos acham ser mais sábios; sendo “líder” então...




A internet tem proporcionado (o que há muito não havia) debates acerca da Palavra de Deus [contida na Bíblia]; e muitos são os assuntos bíblicos.

 

sábado, 25 de maio de 2013

Jesus Tem as Chaves





Estas são as palavras dAquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que Ele abre ninguém pode fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir. Apocalipse 3:7



quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Religião Internet e o adeus às redes sociais




Alguns irmãos queridos vieram me perguntar por que não divulguei meus últimos posts aqui do APENAS pelo twitter e pelo Facebook, como tenho feito nesses quase 14 meses de existência do blog. Senti que precisava dar uma satisfação a quem me acompanha e se identifica com o que escrevo. Fato é que abandonei as redes sociais. Mas, antes de chegar nessa questão específica e de menor importância, gostaria de refletir um pouco sobre algo bem mais relevante no que tange a esse assunto e que está relacionado a ele: aquilo que chamo de Religião Internet.

domingo, 19 de maio de 2013

A Entrega Total




A história da torre de Babel (Gênesis 11.1-4) diz que os homens estavam todos juntos num lugar, e que falavam a mesma linguagem. Eles uniram-se e se revoltaram contra Deus. Eles tinham unidade e dedicação, mas era uma unidade de homens sem Deus, e uma entrega à rebelião. O que aconteceu? Deus confundiu a sua linguagem e tiveram de parar com a construção.
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Exalta o humilde e humilha o soberbo




 Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes" [Salmos 138.6].

Quanto mais alto em conhecimento bíblico, quanto mais destacado na escala social religiosa, quanto mais cheio de bens dizendo-se abençoado, quanto mais mencionado pela mídia e aclamado pelas massas eclesiásticas, mais o ser humano se esquece das pessoas pobres e necessitadas, de condição humilde, porém, para com Deus é diferente: "mesmo das alturas, o Eterno se apercebe dos humildes e adverte os arrogantes".
 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Doutrina de Cristo versus doutrina dos homens



Na doutrina de Cristo, "amor a obra" é amar ao próximo como a si mesmo, dedicando nossas dádivas aos menos favorecidos;

Na doutrina dos homens, usa-se o “amor a obra” para a manutenção e aquisição de patrimônio material dos lugares apelidados de ‘igrejas’.
 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

É possível viver longe da Teologia da Prosperidade





Sim, é possível viver longe da Teologia da Prosperidade. Recebi de meu irmão de sangue, que mora na Espanha, uma informação publicada no website www.noticiacristiana.com. Não sei se já foi reproduzido em alguma mídia brasileira, mas considero o fato tão relevante que decidi repassar aqui a informação.

 

terça-feira, 7 de maio de 2013

E deu Abrão um ‘único’ dízimo...





E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo” [Gênesis 14.20].

 

sábado, 4 de maio de 2013

Como roubar o povo usando o nome de Deus


Nos últimos meses tenho evitado escrever no APENAS sobre polêmicas na Igreja, Teologia da Prosperidade, heresias e outras questões macro. Já há gente demais fazendo isso, com discursos inflamados e agressões incompreensíveis. Esse universo não tem me atraído tanto, tenho preferido refletir mais sobre a alma humana, suas dores, as questões do indivíduo, por entender que esse sim era o foco de Jesus Cristo. Ao ler os evangelhos, ficou muito claro para mim que Jesus não veio para fazer apologética, mas para curar os doentes de alma e corpo, libertar os cativos, sarar corações, perdoar pecados. Por isso tenho me concentrado em pensar sobre isso. Apologética evidentemente tem sua importância, mas na escala de prioridades de Jesus – analisando tudo o que Ele falou e fez – percebo que ela está lá em baixo, enquanto as questões da alma humana estão batendo no teto. No entanto, não vivo em alienação e, por isso, peço que me permita eventualmente falar sobre aspectos macro da Igreja. É o que farei hoje.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.




Desde os seus primórdios, a humanidade tem se firmado em confiar no homem, aconteceu com Israel que buscou um rei para si, desprezando a confiança em Deus [1Samuel 8.6-8]...