domingo, 11 de maio de 2014

“EU SOU O PÃO DA VIDA”




TEXTO BÍBLICO – JOÃO 6.25-35

6.25   E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? 6.26   Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. 6.27   Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo. 6.28   Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? 6.29   Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. 6.30   Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos? 6.31   Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.6.32   Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.6.33   Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 6.34   Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.6.35   Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.




 
 




SÉRIE

Estamos iniciando hoje na Terça da Esperança uma nova série de pregações. O tema é: Os sete “Eu Sou” de Jesus. Jesus Cristo no evangelho de João disse por sete vezes está afirmação: Eu Sou.

 1. “Eu sou o pão da vida” (6.35)

2. “Eu sou a luz do mundo” (8.12; 9.5)

3. “Eu sou a porta” (10.7, 9)

4. “Eu sou o bom pastor” (10.11)

5. “Eu sou a ressurreição e a vida” (11.25)

6. “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida” (14.6)

7. “Eu sou a videira verdadeira” (15.1)




A IMPORTÂNCIA DO PÃO

 

Que o pão faz parte do dia-a-dia do brasileiro todo mundo sabe. Geralmente o café da manhã não começa sem ele. Temos diversos tipos de pães: Pão árabe, Pão de forma, Pão ázimo, Pão francês, Pão integral, Pão de queijo, Pão de centeio. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50 kg de pão em um ano. O país que mais come pão é Marrocos, sendo que em média cada marroquino come 100 kg de pão por ano. O país que mais se aproxima do ideal é o Uruguai, comendo em média 55 kg/pessoa/ano.

Talvez uma pessoa possa ficar num deserto por muitos dias se tiver pão e tiver água. Talvez por isto Jesus usou este símbolo para falar de sua pessoa indisputável.




PROCURAMOS JESUS OU OS MILAGRES?

6.25   E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? 6.26   Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.

Em João capítulo 6.1-13, relata que houve uma multiplicação de pães e peixes e mais de 5.000 homens se alimentaram. As pessoas viam os milagres de Jesus e acreditavam nele: 6.14   Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.

O primeiro propósito é a glória de Deus. A segunda finalidade de Jesus nesse milagre foi o despertamento da fé. Os milagres de Jesus eram pedagógicos, eles objetivavam algo maior do que simplesmente o milagre. Eles objetivavam a fé salvadora, a salvação.

6.26   Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. 6.27   Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.

Não haviam compreendido que a alimentação fora um sinal, uma referência para além do auxílio e da saciedade física, um braço estendido que apontava para o verdadeiro pão, convidando e exortando. Permanecem cativos pela satisfação da fome física através desse milagre.

Um alimento desses, no entanto, é muito pouco. Pois é comida que perece. Obviamente ela é necessária. É por isso que Jesus também a distribuiu. Porém, de que adianta a alguém ter diariamente essa comida em abundância? Apesar disso, sua vida passa e se apaga. Por isso Jesus exorta: ―Não trabalhai pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna. Comida que perece não é capaz de salvar da morte uma vida que perece. Porém a comida que permanece para a vida eterna confere participação igual na vida àquele que a recebe. Por isso, importa ao máximo que ―trabalhemos por essa comida, e que a providenciemos para nós.


VER PARA CRER
 
6.30   Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos? 6.31   Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.6.32   Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.6.33   Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 6.34   Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Com essa pergunta, a decisão no fundo já foi tomada. Quando quero ver algo antes, para que possa ―crer, quando antes de confiar exijo primeiramente garantias, então já me neguei a confiar. O relacionamento para com o outro já está distorcido. Torno-me juiz, o outro precisa trazer provas. Não me arrisco a soltar-me de mim mesmo, o que é parte essencial de toda a confiança.
EXEMPLO DE TOMÉ - 20.24   Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 20.25   Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. 20.26   Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20.27   E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 20.28   Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! 20.29   Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. (João).
Eles comparam o ministério de Jesus ao maná: 16.3   disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão. 16.4   Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não. (Exodo 4).
 
VIDA ETERNA
6.27   Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo. 6.28   Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? 6.29   Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
Jesus não permite que façam dele um rei que distribui pão terreno. Contudo, ele é o Filho do Homem, que concede vida eterna. Para crer em Jesus temos que fazer 2 coisas:  crer no coração e confessar com a boca.



EU SOU O PÃO DA VIDA

6.33   Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 6.34   Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.6.35   Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

Agora sim os galileus foram atingidos pela palavra de Jesus. Não o chamam mais de ―Rabi, e sim de ―Senhor. E dirigem a Jesus o pedido: ―Senhor, dá-nos sempre desse pão. Chegou o momento decisivo? Será que os galileus estão prestes a dar o último passo para crer? A samaritana também pediu: ―Senhor, dá-me dessa água..

Isso apenas pode ser verificado quando Jesus agora progride para a última revelação e confirma, por meio de uma automanifestação direta, que esse pão maravilhoso não é ―algo, mas uma pessoa, ele, o próprio Jesus. Será que os galileus realmente querem ter o pão sobrenatural? Pois bem, então ouçam: ―Jesus lhes declarou: Eu sou o pão da vida..

 

Como em todas as outras vezes, nessa palavra de Jesus a ênfase recai sobre o poderoso ―Eu. Por essa razão é novamente destacado com ênfase no idioma grego. Jesus não visa descrever a riqueza múltipla que sua pessoa abrange e que ele é, além de muitas outras coisas, também o pão da vida. Não, quando pessoas compreenderam o que é esse verdadeiro pão e quanta necessidade elas têm dele, e agora indagam onde podem encontrá-lo, então Jesus somente pode responder: ―Esse pão maravilhoso, procurado e imprescindível – sou Eu.

 

Água e pão são os elementos imprescindíveis para a vida, de que precisamos para realmente permanecer vivos. Visto que o ―pão da vida consiste de uma pessoa, por enquanto Jesus ainda evita usar as metáforas correlatas do ―comer. Ele se atém às expressões simples e, mesmo assim, cabalmente expressivas: ―Vir a ele, ―crer nele. Quem ―vem a Jesus, solta-se de si mesmo e desvencilha-se de toda a sua vida anterior. E quem ―crê em Jesus se confia integralmente a ele. Desse momento em diante sua vida reside tão somente em Jesus. Agora Jesus promete que o pão, ―que dá vida ao mundo, é verdadeiramente acolhido e comido dessa maneira e causa seus efeitos. ―Quem vem a mim com certeza jamais terá fome, e o que crê em mim com certeza jamais terá sede. Naquele tempo Jesus assegurou isso aos galileus com certeza absoluta. Mil e novecentos anos de história de sua igreja confirmaram o quanto isso é verdadeiro. Contudo, somente poderá experimentá-lo aquele que realmente vem ao próprio Jesus e se entrega a ele.


Pastor Daniel Dutra















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]