sexta-feira, 13 de junho de 2014

“EU SOU A LUZ DO MUNDO”





TEXTO BÍBLICO – JOÃO 8.12-20

8.12   De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.8.13   Então, lhe objetaram os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; logo, o teu testemunho não é verdadeiro.8.14   Respondeu Jesus e disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.8.15   Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.8.16   Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. 8.17   Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro.8.18   Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.8.19   Então, eles lhe perguntaram: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.8.20   Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora.





Na semana passada pensamos nos que Jesus: “Eu sou o pão da vida”. No capítulo seis, Jesus se viu às voltas com a tarefa de alimentar mais de cinco mil pessoas famintas. André apresentou a Jesusum garoto que trouxera um lanche — cinco pães e dois peixes (6.9). Servindo-se daquele escasso lanche, Jesus deu de comer ao povo e satisfez a necessidade física daquela multidão (6.12). Quando o povo retornou no dia seguinte, obviamente em busca de mais uma refeição grátis, o Senhor os advertiu dizendo: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna (6.27). Então, passou a ensinar-lhes a respeito de sua necessidade espiritual, e declarou: “Eu sou o pão da vida” (6.35). A motivação daquelas pessoas estava errada (6.26). Ao virem até ele apenas para buscar o pão físico, não se aperceberam do significado do milagre.

 
 
 
 
INTRODUÇÃO:
Hoje vamos pensar na afirmação de Jesus: “Eu sou a luz do mundo”.
 




CONTEXTO HISTÓRICO.

Jesus se refere a algo que os visitantes da festa dos tabernáculos experimentaram de modo impactante. Na noite do último grande dia da festa o templo resplandecia numa grande iluminação na noite escura. O templo iluminado representava uma proclamação figurada daquilo que Deus havia prometido por meio do profeta: 9.1   Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. 9.2   O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. (Is 9.1; 60.1,19).




A NECESSIDADE DA LUZ

8.12   De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo;

Você já parou para pensar a necessidade da luz. Lembro-me de dias que acaba a luz em casa e ficamos naquela escuridão, como fica difícil se movimentar dentro da casa. Acabamos por “chutar” o pé da cama acertando o nosso dedinho do pé e aquela dor insuportável. Sem luz a vida fica difícil. Pode ser num sítio, numa fazenda, lá existe uma lamparina, uma vela, algo que possa iluminar nosso caminho. Por isto o salmista disse:  Lâmpada para os meus pés e tua palavra, e luz para o meu caminho (Sl. 119.105).

Jesus era um professor espetacular. Usava símbolos do nosso cotidiano para falar de verdades eternas. Ao dizer que ele era a luz do mundo, as pessoas conseguiam entender que o que ele estava querendo dizer é que ele era genuinamente Deus.




ALGUMA VEZ JESUS DISSE SER DEUS?

8.12   De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo;

Alguma vez ele se apresentou como Deus? De acordo com a Bíblia, com certeza! Abaixo estão algumas de suas declarações feitas no tempo que estava na terra:

Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos e viu Abraão?" Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!" Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo. (João 8:57-59).

"Eu e o Pai somos um". Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Jesus lhes disse: "Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar?" Responderam os judeus: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus". (João 10:30-33).

Então Jesus disse em alta voz: "Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas". (João 12:44-46).

Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam Mestre e Senhor, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros". (João 13:12-14)

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: 'Mostra-nos o Pai'?". (João 14:6-9).


EU SOU

 

Foi assim que o próprio Deus falou de si, quando a pedido de Moisés manifestou o seu ―nome. Quem é esse Deus dos pais, que agora vai ao encontro de Moisés e promete a salvação do Egito? Moisés pode e deve dizer a seu povo: O ―Eu sou (Javé) enviou-me a vocês (Êx 3.14). Deus somente pode dar testemunho de si mesmo como aquele que diz de si: ―Eu sou quem eu sou ou ―Eu serei quem eu serei.

 

Nos deparamos com o que significa a divindade de Jesus. Já pela forma Jesus reivindicou para si o grande ―Eu sou da auto-revelação de Deus (Êx 3). Desse modo unicamente Deus pode falar de si. Contudo, isso vale muito mais para o conteúdo daquilo que Jesus está dizendo de si. Somente Deus pode dizer: ―Eu sou a luz do mundo. Quando Jesus o afirma, está declarando sua unidade com Deus. Ele é a presença iluminadora e vivificante de Deus no mundo. Unicamente em Jesus de fato temos a luz do mundo. Essa reivindicação incrível de Jesus tinha de ser percebida por todo ouvinte versado na Bíblia, quando diante da palavra de Jesus recordava imediatamente passagens como Sl 4.6; 27.1; 36.9; 89.15; Jr 3.5; Mq 7.8.

No grego, “eu sou” é uma construção gramatical enfática. O Senhor declara aos judeus: “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU” (8.58). Assim, ele adotou para si mesmo o título de divindade do Antigo Testamento, pois foi por esse designativo que Deus se revelou a Moisés.



TREVAS X LUZ

Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

6.23   porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 3.24).






FARISEU X JESUS

8.13   Então, lhe objetaram os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; logo, o teu testemunho não é verdadeiro.

Os oponentes de Jesus não se deixam impressionar. Tão somente ouvem a extraordinária reivindicação que Jesus manifesta novamente com o ―Eu sou. Falas de ti mesmo, isso não é nenhum testemunho real, isso é mera afirmação que terás de nos demonstrar. Fariseus era o nome de uma das três principais grupos políticos religiosos judaicos. Criam que a verdadeira religião em viver de conformidade com a lei, prometendo a graça divina somente àqueles que fazem o que a lei manda. Deste modo, a religião consistia na prática de atos externos, em prejuízo das disposições do coração.
É muito conhecida a linguagem de Jesus, pela qual denunciou severamente estas seitas pela sua hipocrisia e orgulho, pelo modo por que desprezavam as coisas essenciais da lei para darem atenção a minúcias das práticas externas, Mt 5.20; 16.6,11,12; 23.1-39. Formavam uma corporação de intrigantes. Tomaram parte saliente na conspiração contra a vida de Jesus, Mc 3.6; Jo 11.47-57. Apesar disso, contavam-se em seu meio, homens de alto valor, sinceros e retos, como foi Paulo, quando a ela pertencia e de que se orgulhava, em defesa de sua pessoa, At 23.6; 26.5-7; Fp 3.5.



CURA DE UM HOMEM CEGO

9.1   Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.9.2   E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 9.3   Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.9.4   É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.9.5   Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.9.6   Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego,9.7   dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.







Por Daniel Dutra


























 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]