sábado, 10 de novembro de 2012

A Essência do Evangelho



A essência do Evangelho é Cristo. Quando reconhecemos, íntima e sinceramente, quem ele é, todas as demais coisas são reduzidas a nada. Contudo, este reconhecimento não é produzido pela nossa capacidade intelectual.



Não acontece numa escola bíblica ou num seminário, cujo foco é alcançar a mente das pessoas, mas no coração, por meio da ação iluminadora e impactante do Espírito Santo.

No mundo ocidental, é muito fácil dizer que Jesus é o Salvador, o Messias, Deus encarnado. Nós crescemos ouvindo isto. Estamos familiarizados com o discurso cristão.

Como diria Augusto Cury, estamos psicoadaptados. Recebemos tantos estímulos cristianizados, que o nome de Cristo se tornou algo banal.

Portanto, não basta acreditar em Jesus intelectualmente. Nesse tipo de crença, até os demônios nos superam em muito, pois eles sabem verdadeiramente quem é Jesus.

Mas devemos crer movidos pelo poder do Espírito Santo, para que o impacto de Jesus em nós tenha a mesma intensidade que teve nos discípulos que caminharam com ele.

Jesus fez uma pergunta aos discípulos: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16. 15). A pergunta é mais profunda do que parece. Jesus estava perguntado, na verdade, o que ele era para os discípulos no íntimo, na alma.

É como se ele perguntasse: qual é a impressão que eu provoco na alma de vocês? É o impacto de um profeta, ou o impacto do próprio Deus?

Para as demais pessoas, Jesus era apenas uma figura humana. Podia ser comparado ou até mesmo confundido com alguns dos profetas. Mas Jesus sabia que esta percepção sobre ele era insuficiente, até mesmo insignificante.

Ele queria algo mais. E isto veio com a resposta de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16. 16).

Estamos acostumados com esta resposta. Ela, às vezes, não nos diz muita coisa. Mas temos que olhar para ela com outros olhos, com os olhos de Pedro. O que ele disse é, ao mesmo tempo, uma loucura e uma explosão de fé libertadora.

É uma loucura porque Pedro estava diante de um homem, e ele enxergou Deus nesse homem. Se coloque no lugar de Pedro. Você há de concordar que a afirmação dele é, na concepção humana, um desvario.

No entanto, é exatamente aí que reside o grande segredo da fé libertadora. Ela não é produzida pelos condicionamentos psicológicos, muito menos pela lógica humana, mas pela revelação do Espírito Santo.

Pedro não foi bem-aventurado pela resposta em si, mas pelo fato de ter recebido, em sua alma, pelo Espírito Santo, o Cristo, o Deus encarnado.*

 

 

 

Louvai ao Senhor!

 

 

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo.

 

*(Por: Sandro Zanoteli Koppe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]