Há
realmente muito poucas palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos
como a palavra "igreja”. Infelizmente, poucos também são aqueles que
entendem verdadeiramente esta palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu
significado bíblica na prática. Dada a importância de um entendimento claro do
que a Palavra de Deus diz sobre a igreja, nós dedicaremos este artigo a este
exame detalhado.
1.
A igreja: a definição
Uma
olhada rápida no que a maior parte das pessoas pensa que a palavra “igreja”
significa mostra que a grande maioria usa esta palavra ou para denotar uma
construção onde várias cerimônias religiosas ocorrem ou como um componente no
título de várias denominações.
Contudo, estes usos da palavra igreja não correspondem ao que a Palavra de Deus
define como igreja, assim fazendo-se necessário um melhor exame do significado
desta palavra.
1.1.
A palavra “Ekklesia” e seu significado geral
A
palavra “igreja” é uma tradução da palavra grega “ekklesia”, que significa “o
que é chamado ou convocado”.
Conforme E.W. Bullinger diz, esta palavra foi usada como “qualquer assembleia,
mas especialmente de cidadãos, ou de uma seleção deles”. No Novo Testamento ela
é usada 115 vezes, 3 das quais ela é traduzida como "assembleia", e
112 como "igreja". Uma olhada nas três vezes que esta palavra é
traduzida como “assembleia” é suficiente para nos mostrar que esta palavra não
foi usada somente para as assembleias cristãs. De fato, em Atos 19,
referindo-se a uma demonstração contra Paulo que ocorreu em Éfesos, diz:
Atos 19:32, 35, 39, 41
“A Assembleia [Grego: “ekklesia”] estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali... O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse [para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] ... E, tendo dito isso, encerrou a assembleia [Grego: ekklesia]."
“A Assembleia [Grego: “ekklesia”] estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali... O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse [para a assembleia]: “se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembleia[Grego: “ekklesia”] ... E, tendo dito isso, encerrou a assembleia [Grego: ekklesia]."
Conforme
está evidente nesta passagem, a palavra “ekklesia” foi usada por não cristãos,
e, conforme acontece em nosso caso, mesmo por assembléias anticristãs.
Que
o significado geral da palavra “ekklesia” é “assembleia”, também está evidente
pelo uso desta palavra na septuaginta, a antiga tradução grega do Velho
Testamento. Lá, esta palavra foi usada 71 vezes, todas como uma tradução da
palavra hebraica “qahal”, que significa “um chegar junto, um reunir-se em
assembleia, o ato; uma assembleia, congregação, convocação; em um sentido mais
amplo de uma assembleia ou multidão de homens, de tropas, de nações, dos
perversos, dos justos, etc.”
Portanto,
para concluir: o significado geral da palavra que nossas Bíblias traduzem como
igreja é “assembleia”. Esta palavra nem foi usada exclusivamente pelas
assembleias cristãs, nem pelas construções que hospedavam tais assembleias. Em
contraste, era um termo geral usado por qualquer assembleia, independente de
seu tipo.
1.2.
A palavra “ekklesia”: seu significado na Palavra de Deus.
Tendo
visto o que a palavra “ekklesia” geralmente significa, agora é hora de ver o
que significa a Palavra de Deus, e especialmente na parte desta Palavra que se
refere ao tempo de graça (i.e., em Atos e nas epístolas) em que
nós vivemos. Lá, embora esta palavra novamente signifique uma assembleia, desta
vez a assembleia é algo específico, tendo como membros todos os
renascidos, i.e., todos aqueles que confessaram com sua própria boca o Senhor
Jesus e acreditaram em seus corações que Deus o fez nascer da morte (Romanos
10:9). Outro termo que a Bíblia usa para denotar os crentes de Cristo pelo
mundo todo são
“corpo” ou “o corpo de Cristo”. Que “igreja” e “corpo” ou “corpo de Cristo” são
termos equivalentes, todos usados para denotar os cristãos juntos, como um
total, está evidente em várias passagens da Palavra de Deus. Assim, começando
de 1 Coríntios 12:27 nós lemos:
1 Coríntios 12:27
“Ora, VÓS sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular".
“Ora, VÓS sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular".
Também Colossenses 1:18 nos dizem
“E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja..."
“E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja..."
Além disso Efésios 1: 22-23 diz:
“E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”
“E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…”
NÓS,
todos os crentes juntos, compomos o corpo de Cristo. A Palavra de Deus não diz
que neste lugar há um corpo e em qual lugar há outro. Nem diz que esta
denominação é um corpo, e a próxima seja outro. O que diz é que "vós
sois o corpo de Cristo”, a igreja. A este “vós” eu
pertenço, você pertence e geralmente todo crente renascido pertence. Tanto
quanto a Palavra de Deus afete, não há distinção alguma, por causa de
denominação, cor, status social, lugar onde se vive, ou por causa de qualquer
outra razão. Na verdade, Gálatas 3:26-28 nos diz:
Gálatas 3:26-28
“Porque TODOS sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
“Porque TODOS sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Nós
somos todos, sem qualquer distinção, filhos de Deus pela
fé em Cristo Jesus e nós somos todos, novamente
sem qualquer distinção e através da mesma fé, membros do corpo de Cristo.
Que
a igreja ou corpo é um e não muitos também
está evidente por muitas outras passagens na Palavra de Deus. Na verdade,
começando a partir de Romanos 12:4-5 nós lemos:
Romanos 12:4-5
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”
Também em 1 Coríntios 12:12-13 nos diz:
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...”
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...”
1 Coríntios 12:20
“Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”
“Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”
Efésios 2:16
“E [Jesus] pela cruz reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as inimizades.
“E [Jesus] pela cruz reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo, matando com ela as inimizades.
Efésios 4:4
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa vocação.”
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da nossa vocação.”
E finalmente Colossenses 3:15
“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.”
“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.”
Como
é evidente a partir destas passagens, a igreja, o corpo de Cristo é um corpo que
inclui todos os renascidos, i.e., todos aqueles que
confessaram por suas bocas o Senhor Jesus e acreditaram em seus corações que
Deus o renasceu da morte. Infelizmente, o que a Palavra de Deus declara tão
claramente parece ser ignorado por muitos cristãos, como pelo menos a
existência de tantas denominações mostra. Na verdade, muitos de nós, em vez de
nos vermos como membros de um corpo de Cristo e todos os
outros cristãos como nossos irmãos e membros do mesmo corpo, nós nos vemos como
membros de tal e tal denominação que nós podemos também caracterizar como o
corpo ou a igreja, e todos os outros cristãos que não
pertencem à nossa denominação como estranhos e muitas vezes como inimigos.
Felizmente, a Palavra de Deus não concorda com esta visão. Na verdade, como
vimos, por causa de Deus nós (todos cristãos) não somos nem
estranhos nem inimigos uns dos outros, mesmo se ocorrer de ter diferentes
visões em muitas coisas. Desde que nós concordamos que Jesus é Senhor e o
Senhor o fez nascer da morte, nós todos somos crianças de Deus, irmãos, membros
do mesmo corpo, e, de fato, conforme se diz em Romanos 12:5, membros um do
outro. Isso não é maravilhoso? Na verdade, é muito ruim que o diabo tenha
tentado esconder esta verdade maravilhosa de nós, fazendo-nos pensar que o
corpo está limitado à nossa denominação, organização ou companheirismo. Não é o
corpo, mas as partes do corpo que
são compostas de milhares de outros companheirismos e milhões de outros
cristãos, ainda que ocorra de suas visões concordarem com as nossas próprias
visões somente em que Jesus é o Senhor e Deus o fez nascer da morte. Portanto,
em vez de lutas denominacionais e ódio, nós necessitamos colocar em nossos
corações a verdade de um corpo, e agir de acordo,
amando e servindo atodos os outros cristãos que também
pertencem ao mesmo corpo conosco. Por outro lado, nós estamos ligados para
continuar uns com os outros, causando nada mais do que ferimentos ao corpo.
2.
A igreja: o chefe
Tendo
em vista que a igreja, conforme é definida na Bíblia, é uma,
e é composta de todos aqueles que acreditam no Senhor
Jesus Cristo e em sua ressurreição, nós agora nos moveremos adiante para ver quem
é a cabeça, o chefe da igreja. A resposta da Bíblia para esta questão muito
crítica é novamente muito clara. Na verdade, Efésios 5:23 nos diz:
Efésios 5:23
“Cristo é a cabeça da igreja”.
“Cristo é a cabeça da igreja”.
Outras
passagens que também confirmam que o chefe, a cabeça da igreja é o Senhor Jesus
Cristo são:
Efésios 1:22
“E [Deus] sujeitou todas as coisas a seus [de Jesus] pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.”
“E [Deus] sujeitou todas as coisas a seus [de Jesus] pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.”
Colossenses 1:18
“E ele [Jesus] é a cabeça do corpo, da igreja."
“E ele [Jesus] é a cabeça do corpo, da igreja."
Como
se evidencia em todas estas passagens, aquele que Deus apontou ser o chefe
diretor da igreja, a cabeça sobre TODAS as coisas, é o Senhor Jesus Cristo. Ele é a
cabeça e a igreja é o seu corpo. E como em um corpo literal a cabeça é a parte
que conduz o corpo, assim também na igreja, Cristo, sendo a cabeça sobre todas
as coisas, é aquele que conduz, governa a igreja. Ele e somente Ele é seu líder
e seu único chefe. Assim, em contraste com as várias hierarquias que se pode
encontrar em muitas denominações e organizações, a hierarquia da igreja,
conforme ela é dada na Palavra de Deus, apresenta-se como se segue: primeiramente
Deus, a cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3). Assim, Cristo, a cabeça da igreja,
e, finalmente, todos nós que acreditamos em Cristo e em sua ressurreição e
compomos o corpo de cristo, a igreja. Parra concluir, portanto, em vez
de “muitas igrejas com muitos chefes mortais”, há “UMA igreja com UM chefe
imortal: o Senhor Jesus Cristo”.
3.
A igreja: os membros
Nós
já vimos que para se tornar um membro da igreja, a única coisa necessária é
nascer novamente, ser salvo, o que, nós repetimos, acontece quando você
confessa com a sua boca o Senhor Jesus e acredita em seu coração que Deus o fez
nascer da morte (Romanos 10:9). Nós também vimos que a cabeça, o chefe da
igreja, é o Senhor Jesus Cristo. Tendo visto isto, nós iremos adiante para
examinar mais detalhadamente o papel dos membros no corpo de Cristo.
3.1:
Necessidades diferentes e papéis diferentes na igreja
Não
é totalmente acidental que a Bíblia apresente a igreja como um corpo. Embora na
última seção, nós tenhamos cobertos, em nossa discussão de Cristo como a cabeça
da igreja, 1 Coríntios 12 nos dá mais informação sobre alguns aspectos desta
metáfora. Assim, partindo do verso 12 nós lemos:
1 Coríntios 12:12-14
“Porque, assim como o corpo [um corpo literal] é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...” Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”
“Porque, assim como o corpo [um corpo literal] é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo [a igreja], quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...” Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”
Quatro
vezes nesta passagem nos foi dito que o corpo é um que,
por mais uma vez, confirma o que nós vimos anteriormente, i.e, que há um e
somente um corpo ao qual todos os cristãos pertencem. Fora isto, alguma coisa
mais que também é apontada é que “o corpo não um só membro, mas muitos”.
Os versos 15-20 vão nos ajudar a entender melhor o que Deus quer nos dizer
aqui. Lá nós lemos:
1 Coríntios 12:15-20
“Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”
“Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim pois há muitos membros, mas um corpo.”
Nesta
passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a
igreja, o corpo de Cristo. Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos
membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de
forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros,
cada um dos quais é inserido no corpo como Deus quis, para
fazer um trabalho que é necessário a isso, e que pode também ser diferente do
trabalho que os outros membros fazem no corpo. Para nos ajudar a entender este
ponto melhor, Paulo pediu-nos para imaginar o que aconteceria se todo o corpo
fosse um olho. Como é óbvio, neste caso hipotético, seria impossível cheirar,
mover, curvar-se ou fazer qualquer coisa mais além de ver. Evidentemente,
portanto, em vez de ter um corpo feito somente pelos olhos, é muito mais
preferível ter uma especificação dos papeis no corpo de acordo com as
necessidades. Por isto nós teremos um uso total de todos os membros do corpo e
ao mesmo tempo uma cobertura de todas as necessidades do corpo na melhor forma.
Também em 1 Coríntios 12:19 nos diz:
“E
se todos fossem um só membro [i.e., se todos os membros tivessem o
mesmo papel], onde estaria o corpo?” Transferindo esta
figura para o corpo de Cristo, é óbvio que, em vez de todos os membros terem o
mesmo papel, é muito melhor ter uma especificação das funções no corpo que
asseguraria que todos os membros fossem totalmente usados e todas as
necessidades do corpo totalmente cobertas. E isto é exatamente o que acontece.
Romanos 12:4-5 nos diz:
Romanos 12:4-5
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”.
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”.
Como
está óbvio nesta passagem, há uma especificação de funções no corpo de Cristo e
cada membro é inserido no corpo com uma função que pode ser diferente da função
de outro membro. Quem agora define o que seria nossa função no corpo de Cristo?
1 Coríntios 12:18 nos dá a resposta. Conforme se diz lá: “Mas agora Deus
colocou os membros no corpo, cada um deles como quis”. É portanto Deus
que define nossa função no corpo.
Tendo
visto que, de fato, há uma variedade de funções no corpo e não todos os membros
têm a mesma função, vamos seguir adiante para ver mais. Assim, continuando em 1
Coríntios 12 nós lemos:
1 Coríntios 12:21-25
“E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”
“E o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.”
Não
há outro membro do corpo de Cristo que não tenha necessidade de outros membros,
e não há membro algum que seja desnecessário ao corpo. De fato, conforme a
passagem acima nos mostra, Deus compôs o corpo de uma forma que implica a
interdependência dos membros.
Retornando
agora às funções do corpo, 1 Coríntios 12:28-30 nos diz:
1 Coríntios 12:28-30
“E a uns pôs Deus na igreja [o corpo], primeiramente apóstolos, em segundo lugarprofetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros,governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”
“E a uns pôs Deus na igreja [o corpo], primeiramente apóstolos, em segundo lugarprofetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros,governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”
Nesta
passagem a Palavra de Deus nos dá uma lista de funções que se podem encontrar
no corpo de Cristo e qual, eu repito, são distribuídas por Deus aos membros do
corpo como ele quis. As funções que estão citadas na
passagem acima são: os apóstolos, profetas, doutores, operadores de milagres,
dons de cura, falar em línguas, interpretação de línguas. Efésios
4:7-8, 11 nos diz mais. Lá nos lemos:
Efésios 4:7-8, 11
“Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens...E ele mesmo [Cristo] deu uns apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.
“Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens...E ele mesmo [Cristo] deu uns apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.
Também, Romanos 12:4-8 nos
diz:
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros um dos outros.” De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros um dos outros.” De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”
Conforme
nós vimos destas passagens, há uma variedade de papéis no corpo. Estes papéis
são distribuídos para cada membro por Deus, para cobrir as necessidade do corpo
na melhor forma. Assim, há doutores para cobrir as necessidades de ensinamento,
evangelistas para cobrir a necessidade de evangelizar, pastores para cobrir a
necessidade de pastorear, etc. Como nosso corpo físico é completo, assim também
o corpo de Cristo é completo, uma vez que por qualquer necessidade que ele
tenha, Deus estipulou um membro para cobri-la.
4.
Uma consideração mais profunda de 1 Coríntios 12:28-30
Pelo
exposto acima, o leitor pode pensar que não se pode beneficiar o corpo, mas
somente através da função que Deus lhe deu. Em outras palavras, pode-se pensar
que um doutor não pode ser pastor, ou que alguém não possa falar em línguas ou
interpretar uma profecia se esta não é o que Deus deu a ele conforme sua função
no corpo. Uma passagem que é frequentemente usada para apoiar esta visão é 1
Coríntios 12:28-30. Lá nós lemos:
1 Coríntios 12:28-30
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?”
Para
muitas pessoas as interrogações nesta passagem são tomadas para significar que
nem todos os cristãos podem falar em línguas, ou interpretar ou profetizar ou
ensinar, ou curar, mas somente aqueles que são estabelecidos no corpo
especialmente com esta função. Contudo, uma conclusão como esta pode somente
ser esboçada se nós ignorarmos o contexto da passagem, assim como as outras
referências para o mesmo tópico. Tomando como um exemplo o falar em línguas, 1
Coríntios 12:8-12 o classifica como uma das nove manifestações do espírito,
enquanto 1 Coríntios 14:5 torna claro que é desejo de Deus de que todosfalem
em línguas. De fato, 1 Coríntios 14:5 nos diz:
1 Coríntios 14:5
“Eu quero que todos vós faleis em línguas”.
“Eu quero que todos vós faleis em línguas”.
A
palavra “querer” nesta passagem está no presente do indicativo do verbo grego
“thelo”, que significa “desejar, amar, deliciar-se com, ter prazer”.
Também o fato de que este verbo esteja no presente do indicativo significa que
nesta passagem Deus expressa o que Ele ama, o que Ele deseja que seja feito no
tempo presente. Assim, falar em línguas é o que Deus deseja, adora que nós
façamos agora. “Eu amoque todos vocês
falem em línguas”, Ele diz. Este não é um desejo hipotético, mas o que Deus
deseja que todos nós façamos agora,
no tempo presente.
Retornando
agora ao nosso tópico, a questão é simples: Seria possível que Deus desejasse,
amasse, quisesse que todos nós falássemos em línguas,
se falar em línguas não estivesse disponível para todos? É claro que não.
Assim, uma vez que Deus deseja que TODOS nós falemos em línguas, isto significa
que TODOS nós podemos falar em línguas. Isso é o que a Palavra de Deus diz e o
que isso quer dizer. De fato, não somente todos os cristãos podem falar em
línguas, como também podem profetizar e interpretar. Na verdade, o versículo 5
nos diz:
1 Coríntios 14:5
“E eu quero [do grego: “thelo”- quero] que todos vóis faleis em línguas, mas muito mais que [todos] profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.”
“E eu quero [do grego: “thelo”- quero] que todos vóis faleis em línguas, mas muito mais que [todos] profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.”
Uma
vez que Deus nos pede além de falar em línguas para também profetizar e
interpretar (os dois últimos quando nós estamos na igreja, a fim de edificar
com nossa mensagem a igreja) isso significa que nós não podemos somente falar
em línguas, mas também profetizar e interpretar.
Tendo
visto acima, a questão é o qual é então o significado das questões em 1
Coríntios 12:28-30? A resposta está no contexto da passagem. Na verdade,
conforme vimos, o contexto (1 Coríntios 12:12-30) não fala sobre as
manifestações do espírito, mas sobre o papel, a função
especial que um crente pode ter na igreja. Em nosso caso, TODOS os
cristãos podem e devem falar em línguas e interpretar e profetizar, e
geralmente todas as nove manifestações do espírito listadas em 1 Coríntios
12:7-10. Contudo, nem todos são estabelecidos para trabalhar
especialmente, a função, no corpo, através do falar em línguas ou
através do ensinar, ou da profecia, ou da interpretação, etc. Para entender
isto melhor, assumamos que alguém está predestinado por Deus a funcionar no
corpo como um mestre, enquanto alguém mais está estabelecido para operar
através do falar em línguas. Ambos podem ensinar e
falar em línguas, mas no trabalho no corpo, o primeiro será melhor em ensinar,
enquanto o último será melhor em falar em línguas. Como vimos, todos nós
pertencemos ao mesmo corpo, mas não somos
todos o mesmo membro.
Portanto,
para concluir: todos os cristãos podem fazer tudo.
Contudo, alguns são estabelecidos por Deus para funcionarem no corpo de uma
forma e alguns outros de outra forma. Se agora alguém perguntar “qual é a minha
função no corpo”, minha resposta será “vá até Deus e veja o que Ele quer que
você faça”. O título do papel não é o importante. Porque eu posso ter sido
estabelecido para o corpo a fim de evangelizar, por exemplo, e nunca fazer isso.
Por outro lado, se eu me tornar disponível para Deus Ele certamente me guiará
para fazer o que Ele pensa que Ele necessita de mim para fazer no corpo. Eu
posso nem saber o título de minha função, mas isto não é o que conta. O que
conta é me tornar disponível para Deus de forma que Ele possa me utilizar como
um membro do corpo da forma que Ele pense como a melhor. Nós deveríamos
portanto ir até Deus e pedir-lhe para nos mostrar o que Ele necessita de nós no
corpo. Sua responsabilidade é nos mostrar o que Ele necessita de nós e nos
guiar no caminho. Nossa responsabilidade e trabalho é estar disponível para Ele
para tudo que Ele necessita de nós e agir quando Ele quiser que nós atuemos e
conforme Ele queira que nós atuemos.
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