segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A ORAÇÃO



Como eu entendo a Oração

A oração é a manifestação da fé diante no reconhecimento de nossas fraquezas, e da grandeza de Deus. Portanto, é uma expressão de humildade.

Quando expressamos verbalmente os nossos desejos a Deus toda a corte celestial toma conhecimento e se mobiliza para atender, mas, na medida que Deus determinar, porque só Deus conhece por dentro, a quem pede e sabe do que a pessoa precisa, para o seu aperfeiçoamento.


Portanto, rezar não é uma simples repetição de palavras é um comunicar com o céu. Mas, para atingir o Céu e o Céu vir até mim, preciso rezar com fé, porém minha fé tem que provocar em mim um dinamismo que me mobilize para a ação.

De acordo com a  minha abertura interior, a minha humanidade vai se expandindo, me colocando mais sensível ao meio em que vivo e mais perceptível aos sinais de Deus no meio. Isto ocorre porque estou sintonizado com Aquilo que gera a mim mesma e gera tudo ao meu redor que me comunica Ele, como que solicitando uma atenção mais apurada e uma atitude minha para torná-Lo presente, torná-Lo real.

Deus é o gerador de tudo, mas tenho que me educar para essa verdade ao me confrontar com os problemas, e aceitar que em todas as situações problemáticas que envolvem a vida, há uma positividade, como uma forma de me educar para viver a fé. São muitos os apelos de Deus para me educar a uma fé autêntica, gerando constantemente em meu meio:

— gera o amigo que está com uma necessidade e eu posso fazer algo;

— gera o pobre que não tem como comprar o gás ou pagar a conta de luz, ou o remédio de que precisa;

— gera o mendigo na calçada, o doente solitário, o indigente que vive uma vida indigna;

— gera a pessoa que já perdeu a fé em tudo e precisa que lhe mostre que é amada;

— gera a pessoa difícil, que eu tenho que conviver e amá-la apesar de meus instintos desejar me afastar dela, desprezá-la.

O que fazer diante das solicitações que nos são apresentadas nós nunca sabemos, por isso  temos que nos voltar sempre ao Fundamento de tudo que é Deus, O qual vai nos presentear com a Sua graça, de acordo com os nossos firmes propósitos de torná-Lo presente no meio.

Em toda e qualquer situação temos que ser a presença de Deus para os outros. Ser a presença de Deus é Ser Santo. Mesmo não sendo santo, ninguém consegue ser a presença de Deus se não absorve em si uma centelha da santidade Dele, de onde tudo emana.

Cristo é o nosso exemplo. Como humano, Ele sempre buscava na oração absorver a vontade de Deus e executá-la no meio. Tanto que quando Ele descia do monte onde se retirava para orar ao Pai, Ele voltava repleto da energia amorosa do Pai e executava a vontade de Deus nas pessoas, perdoando-as e curando-as de seus males.

Portanto a fé é mais do que o reconhecimento da presença de Deus na vida. É o voltar-se para Deus sempre, em busca de discernimento que só a graça de Deus pode dar. E a busca de discernimento deve nos  mobilizar a ir pedir ajuda a Quem pode dar, que é Deus e, a partir daí, nos encorajar para a ação.

Engana – se quem pensa que a verdade está à mostra e não precisa de oração para percebê-la. Muitas vezes ela está à nossa frente e não a percebemos, por falta de oração, porque Deus se revela aos humildes, como Cristo nos diz, e a oração é um ato de humildade diante Daquele que pode tudo.

 

 

PALAVRAS DE VIDA, AMOR E FÉ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]