domingo, 3 de novembro de 2013

Os 10 mandamentos




Disse Jesus: “Quem aceita e obedece meus mandamentos prova que me ama. E quem me ama será amado pelo meu Pai e eu também o amarei e mostrarei quem sou” (Jo 14:21).

Os dez mandamentos foram dados por Deus à Moisés como forma de pacto que fez com seu povo depois de ter tirado todos do Egito. São princípios básicos para seguir uma vida correta, justa e digna perante o Senhor. Serviu a todos naquela época como uma resposta de como viver em obediência e abundância e o que esperar da vida nova que os esperavam.

Serve para todos nós nos dias de hoje também, da mesma forma e com os mesmos princípios. São mandamentos simples e muito importantes para viver em obediência, santidade e ter uma vida digna perante Deus.

Muita gente já ouviu falar dos dez mandamentos, mas pouca gente os conhece e menos ainda os cumpre.
 


Mandamento nº 1: Amar à Deus sobre todas as coisas:

O princípio é amar somente à Deus, reconhecer que somente ele é Deus criador do céu, terra, mar, de todas as coisas e criaturas. E não há outro. De onde ele veio? Quem ele é exatamente? Por que ele fez a vida em geral? Sinceramente eu não sei responder essas perguntas. Não cabe a mim saber disso. Eu creio nesse Deus e creio também que no tempo certo, na hora certa ele dirá o que for preciso. Eu sei que Deus é luz, espírito, é vida, é amor. Ele nos ama e nos criou para que vivamos com ele em abundância e através de Cristo, seu filho nos remiu de todos os pecados e nos dará vida eterna.

 

Mandamento nº 2: Não tomar seu santo nome em vão:

Não devemos falar de Deus com descuido, sem propósito, por motivos torpes e principalmente não agir de forma maldosa em “nome de Deus”. Há pessoas que roubam em “nome de Deus”, que fazem mal a alguém ou algum sacrifício ou “trabalho” de origem duvidosa em “nome de Deus”. É bom estar atento para não cair nessa armadilha. Deus não exige coisas desse tipo para lhe servir e viver bem. Deus é amor e só quer que amemos uns aos outros e vivamos em paz, com o coração puro e sincero, temente à ele.

 

Mandamento nº 3: Guardar o Sábado para o santificar:

Naquela época esse mandamento foi dado ao povo com o intuito de tirarem o dia de Sábado para prestarem “cultos” de louvor e adoração à Deus (o senhor descansou no sétimo dia após a criação do mundo e essa era a lógica). Esse mandamento simboliza a importância de tirar um dia para se dedicar a Deus. Hoje em dia não precisa se fazer isso exatamente no Sábado ou qualquer outro dia específico, pois temos uma vida totalmente diferente, tudo evoluiu. Há templos e igrejas que oferecem cultos em todos os dias e horários. Concluindo, falar com Deus, adorá-lo e agradecer é sempre bom; não importa o dia e a hora...qualquer gesto de amor à Deus é valido.

 

Mandamento nº 4: Honrar pai e mãe:

Honrar, obedecer, respeitar, dar satisfações, se importar, ouvir, aprender, cuidar e amar nossos pais. É isso, bem claro. Mas o que muita gente não sabe é da importância desse mandamento para Deus. O mais velho é sempre mais sábio, mais vivido. Os pais sempre querem o melhor, é digno e correto ouvi-los e honrá-los. Deus destinou nossas vidas nas mãos dessas pessoas, para cuidar de nós, com um propósito. E é sempre bom pensar que hoje você pode ser filho, mas amanhã poderá ser o pai.

 

Mandamento nº 5: Não matar:

Deus é quem nos deu a vida e somente ele é quem a tira; ninguém tem esse direito. Apesar de sermos livres para fazermos nossas escolhas não cabe a nós decidir dessa maneira o futuro de alguém, controlar se uma pessoa deve ou não viver. Ninguém aqui na Terra é digno dessa atitude e Deus deixou bem claro quando nos deu esse mandamento. Por mais que você ache que alguém mereça morrer por alguma coisa que tenha feito, por pior que seja, ninguém pode, nem deve matar ninguém, jamais.Cabe somente ao Deus criador decidir os caminhos de nossas vidas.




Mandamento nº 6: Não pecar contra a castidade (Não cometer adultério):

O mandamento manda não pecarmos contra o nosso corpo, de forma a cometer algum ato vergonhoso, que não seja digno, que leve à luxúria. E no caso de sermos casados não cometer adultério, não estar com outra pessoa, que não seja seu cônjugue, em ato impuro, da mesma forma. Em outras palavras não trair, não se escandalizar, não cometer algum ato contra si mesmo que venha a te envergonhar ou difamar, principalmente de origem sexual. O Espírito Santo de Deus habita em nós, por isso devemos estar em santidade para que ele sempre faça morada.

Mandamento nº 7: Não roubar (Furtar):

Roubar, furtar, tomar para si algo que não lhe pertence não é aceito. As pessoas não se contentam com o que possuem, o dinheiro fala sempre mais alto, é tudo um círculo vicioso. Uma hora é o simples querer ter, outra hora já é a ganância falando mais alto, depois o vício, a maldade...é difícil. Deus não se agrada com isso, pois cada um tem um destino aqui na Terra predeterminado por ele. Cada um tem uma missão diferente e um tempo para tudo acontecer. Devemos estar ligados em Deus para que possamos viver esse tempo e possuir somente aquilo que nos pertence.

 

Mandamento nº 8: Não levantar falso testemunho:

Significa não mentir sobre alguém, não caluniar, não torcer fatos sobre algum determinado assunto que possa prejudicar alguém. Aumentar, inventar, esconder um fato e passar isso adiante é levantar falso testemunho. As pessoas são tão acomodadas que sempre dizem que uma vírgula a mais não tem problema; o verdadeiro jeitinho brasileiro. Contudo essa atitude não é aceitável pois pode trazer consequências negativas. Em caso de dúvida ore à Deus e feche bem a boca.

 

Mandamento nº 9: Não cobiçar a mulher do próximo:

Grandes homens se desonraram perante o Senhor por descumprir esse mandamento. Principalmente em épocas em que havia uma liberdade maior para homens com poder aquisitivo e estatus mais elevados. Isso tudo na verdade é uma grande ilusão! Nos dias de hoje onde há maior banalização do corpo as pessoas acabam acreditando que o certo é aquilo que lhe convém, pensam que enganam à Deus e esquecem que a base do ser humano é a família, que é instituição do Senhor. O homem deve honrar sua própria vida, de modo a honrar também sua família e acima de tudo à Deus. Deve aprender a amar, dar valor, ter  uma vida limpa... e principalmente parar de acreditar em pessoas “perfeitas”, pois o único perfeito morreu na cruz por nós!

 

Mandamento nº 10: Não cobiçar as coisas alheias:

Está na mesma classificação do 9º mandamento. Cobiçar qualquer coisa, por menor e insignificante que aparenta ser a seus olhos é descumprir esse último mandamento. E a inveja tá ali ao lado batendo na porta... de repente pumba!!! ...”Queria tanto isso, mas não é por mal”...ah não se engane...não existe essa tal de “inveja boa”. Não é sua vida, não te pertence. Cada um de nós temos aquilo que nos cabe ter, segundo nossa vida, nossa fé, nosso tempo e o tempo de Deus. Entenda que cada um tem que passar por alguma coisa, não há explicação no homem. Deus revela no tempo certo. A nossa felicidade está em aceitar o que temos, o que somos e dar graças por isso...o restante nos será acrescentado...no tempo certo, caminhando com Deus em nossas vidas e em nossos corações.




=> Cá entre nós se todos os mandamentos fossem cumpridos por todos diariamente viveríamos num mundo bem melhor, sem violência. Pois apesar de muitas pessoas acharem que eles foram feitos com o intuito de sermos “controlados” por Deus, eles foram feitos para se ter uma boa convivência entre os seres humanos, com ordem, decência e reverência ao Senhor.


“ Amar á Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer” (I Jo 5:3).

 

Com amor em Cristo,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]