sábado, 30 de novembro de 2013

ANTES DE TUDO, ORAR




A Bíblia é bem clara quando nos diz isto em Filipenses 4:6.

Não tenhas aflições, mas orações; nada de  inquietações, mas muita comunhão com Deus. Põe as tuas súplicas diante do Senhor. Chega-te a Ele com  orações e  louvores.

Orar é conversar com Deus. Ter comunhão plena, intimidade...
 


 A oração é um grande privilégio. A Bíblia diz em Hebreus 4:16.

“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.     Deus é acessível.

“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.  Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á .”

Uma das coisas que deveríamos pedir a Deus é sabedoria. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada e agitada pelo vento. “Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”

Que diz o salmista sobre as ocasiões quando o Senhor não ouve uma oração? A Bíblia diz em Salmos 66:18-19   "Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração."   Alguma vez Deus recusa-se a responder uma oração?

“E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei."

E porque, às vezes, parece que Deus diz: NÃO!  As nossas orações?

Não será porque Ele nos responde dizendo, ‘Espera’!

A Bíblia diz em Salmos 37:7 “Descansa no Senhor, e espera nele”

A habilidade de Deus em ajudar-nos não tem limites

A função da oração é preparar um caminho para que Deus realize Sua vontade, assim como uma locomotiva necessita dos trilhos para andar, Deus necessita da oração do homem para levar adiante Sua vontade, sendo assim o homem deve fazer com que sua vontade seja unida com a vontade de Deus para que se estabeleçam seus desígnios, como podemos ver em 1 Jó 5:14-15.

A oração tem como objetivo que nós venhamos a fazer com que a vontade de Deus se estabeleça aqui na terra, desta forma, devemos conhecer melhor a vontade de Deus, para que nossas orações sejam agradáveis a Deus e nossos propósitos sejam cumpridos.

Orar não pode ser visto como ato de penitência para meramente subjugar a carne. Em nenhum momento a Bíblia traz esta ênfase. Oração não é castigo (assim como a leitura das Escrituras), idéia que alguns pais equivocadamente passam para os filhos, quando os ordena a orar como disciplina por alguma desobediência. Eles acabam criando uma verdadeira repulsa à vida de oração, desconhecendo o verdadeiro valor que ela representa para as suas vidas, por terem aprendido pela prática a reconhecê-la apenas como meio de castigo pessoal. Ao contrário, se aprenderem que orar é ato que eleva o espírito e brota de maneira espontânea do coração consciente de sua indispensabilidade, como ensina a Bíblia, saberão cultivar a oração como exercício de profunda amizade com Deus que resulta em crescimento espiritual.

O maior exemplo de oração, no entanto, foi a do próprio Mestre. Sendo Ele o Filho de Deus, cujos atributos divinos lhes asseguravam o direito de agir sobrenaturalmente, podia dispensar a oração como prática regular de sua vida. No entanto, ao humanizar-se, esvaziou-se de todas as prerrogativas da divindade e assumiu em plenitude a natureza humana. Jesus dependeu tanto da oração como qualquer outra pessoa que se proponha a servir integralmente a Deus. Ela foi o instrumento pelo qual pôde suportar as afrontas, não dar lugar ao pecado, tomar sobre si o peso da cruz e vencer o maligno.

Nós, cristãos,  devemos  orar em todo o tempo  1Ts 5:17.

O lugar onde se mede a intensidade da comunhão do crente com Deus é no seu “lugar secreto " (Mt 6:6), para estar a sós com o Senhor. É ali, sozinho, com as portas fechadas para as coisas que o cercam e abertas para o Senhor, que de fato revelamos se a oração é mera formalidade ou meio de estar na  presença de Deus para um diálogo íntimo, pessoal e restaurador com Aquele que deseja estar lado a lado com seus filhos. "A menos que exista tal lugar, a oração pessoal não se manterá por muito tempo nem de maneira persistente".

Entra no silêncio, longe dos outros que as palavras se dirão, depois da espera. Entra no silêncio, longe dos muitos e escuta uma única palavra.  Que irá subir do fundo do mar, basta ouvir uma vez e depois, o silêncio

E, quando orares, não sejais como artistas “Que falam palavras que não são suas, e usam máscaras decoradas".

 

Que Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe você que está lendo este artigo, e que os teus caminhos sejam conduzido por ELE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]