Tiago (o Insurgente)
Se você não entendeu o porque, aqui
você vai entender. A epístola de Tiago foi o primeiro texto radical Cristão, e
o porquê que Martinho Lutero o atacou e o rejeitou.
A tradição diz que o autor foi “o
irmão do Senhor” e que ele escreveu a carta aos Judeus que moravam fora da
Judéia. A maioria dos estudiosos data a carta com aproximadamente 30 anos após
a Criação da primeira Igreja. Alguns dizem que foi escrita aproximadamente em
45d.C.
Tradição é uma força poderosa não é?
Tradição sempre carrega mais influencia do que o senso comum. Se você é
daqueles que acredita mais em tradição do que no senso comum, por favor, nem
perca tempo lendo esse artigo. Mas se você se considera com a mente aberta para
encarar a verdade, leia o artigo.
A maioria das suposições sobre o
Livro de Tiago estão erradas. Elas não são baseadas nem na própria carta e nem
em evidencias históricas. E o pior de tudo, essas falácias (argumentos
inconsistentes) não são apenas resultado de ignorância, elas são tentativas de
negar e acobertar um “ segredo sujo”. Vamos discutir isso mais pra frente.
Primeiro vamos considerar as evidencias objetivas.
QUEM ESCREVEU e QUANDO?
O autor apenas se descreve como
“Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”. Nada mais além disso. Ele não faz
nenhum referencia a sua identidade, autoridade, ou lugar de residência como
Paulo, Pedro e João fizeram em suas cartas.
A Tradição Cristã presume que Tiago
era “o irmão de Jesus” baseado simplesmente em outra presunção da tradição
cristã, que tudo no Novo Testamento foi escrito por um apostolo, ou bispo, ou
alguém importante do clero. A tradição Cristã até presume que o sistema
“Clero-Leigos” (ler o post anterior para entender) foi parte da fundação da
primeira Igreja.
Mas Claro, podemos ver pelo que Paulo
escreveu em 1Coríntios 14.26-32 que a distinção entra Clero e Leigos não era
parte da fundação da Igreja. De acordo com Paulo, todos os discípulos eram
esperados a tomar sua identidade como pregadores seriamente, e cada um trazer
um Salmo, um hino, uma revelação e assim por diante, e ele encorajava todos a
profetizar.
Podemos dar suporte a isso com
Hebreus 3.6, que nos fala que a definição da característica da Casa de Deus é
traduzido da palavra grega “Parrhesia” como “confiança” do povo. Parrhesia
também significa liberdade de expressão, ousadia. Desde o primeiro século
quando foi introduzido esse sistema nicolaíta nas Igrejas, o povo tem liberdade
de expressão, ousadia ou confiança?
Então não existe razão, além da
tradição Clero-Leigos, para pensarmos que o Tiago que escreveu a epistola como
sendo um apostolo ou líder da primeira Igreja. Mas temos várias razões para acreditar
que, como muitos profetas do velho testamento, ele foi um insurgente movido
pelo Espírito Santo para expressar suas preocupações.
A data de 45-63 d.C que normalmente é
dada a carta de Tiago também é uma presunção, baseado na presunção que Tiago “o
irmão do Senhor (Jesus)”, que supostamente morreu em torno de 63 d.C, é o
autor. Alguns estudiosos dizem que foi antes disso, argumentando que a condição
espiritual que Tiago mostra na carta é um extremo contraste com o que os
discípulos apresentavam no tempo de Pentecoste. Mas primeiro vamos considerar
quem recebeu essa “epistola”.
PARA QUEM a Epístola foi escrita
A sentença de abertura de carta diz
“As doze Tribos que se encontram na Dispersão”. Os tradicionais por essa frase
acham que “o irmão do Senhor” escreveu uma carta geral para todos os Judeus
vivendo fora da Judéia. Mas existe um problema em presumir que essas “Doze
Tribos” são as reais tribos de Israel. Apenas duas tribos, Judá e Benjamim, com
alguns poucos Levitas ainda retinham alguma identidade como Israelitas. As
outras dez tribos tinham sido engolidas por outras culturas, e seria impossível
escrever uma carta para as reais Doze Tribos. Alem disso, o termo “Doze Tribos”
dificilmente se referia aos Judeus (Tecnicamente, apenas uma tribo), e
dificilmente poderia ter sido escrita para os Judeus que acreditavam em Jesus,
pois eram poucos.
Na verdade, outras referencias no
Novo Testamento deixam claro que o termo “Doze Tribos” fazia referencia a toda
a Igreja, uma nação espiritual formada por ambos Judeus e Gentios. Por exemplo,
“a Noiva do Cordeiro” em Apocalipse é representada por uma Cidade com doze
portões, cada portão sendo uma das doze tribos de Israel [Apocalipse 21.9-12].
Também, no discurso de Paulo para o
Rei Agripa [Atos 26.6-7] ele disse que, por manter a promessa feita por Deus a
Abraão, as “doze tribos” de qual Paulo fazia parte estava servindo a Deus
fervorosamente dia e noite, e isso era o porquê de os Judeus estarem acusando
ele.
Com essas evidencias fica claro que
as “Doze Tribos” a quem Tiago estava escrevendo é a mesma que a “comunidade de
Israel” em Efésios 2.12, formadas por Judeus e Gentios, que se transformaram em
uma só nação pelo sangue de Jesus. Mas existiam alguns problemas nessa
comunidade, e isso foi o que moveu Tiago a escrever a carta.
PORQUE ele escreveu
Tiago viu que essa “nova nação”, a
qual Jesus tinha comprado com seu próprio sangue [Apocalipse 5.9-10], estava
prestes a ser destruída. Aqueles que tinham sido unidos através da pureza do
sangue de Cristo estavam agora se tornando alienados uns aos outros, porque o
sangue de Cristo não estava mais cobrindo seus pecados. E a razão pela qual
seus pecados não estavam mais sendo cobertos é que eles não estavam mais
confessando e principalmente se arrependendo de seus pecados [1João 1.9]. A
Igreja estava com um grande problema, e não era apenas uma ou duas comunidades,
como por exemplo, Corinto e Laodicéia, mas toda a nação (as Doze Tribos).
Existia um contraste chocante entre a condição da Igreja para que Tiago estava
escrevendo e a qualidade de vida dos discípulos no tempo do Pentecoste.
Diferentemente da congregação
descrita em Atos 4:32, em que eram “um coração e uma alma”, Tiago mostrava uma
Igreja que era dividida por conflitos, em grande parte pelos pobres invejando
os ricos [Tiago 4.1-3]. Essa inveja era baseada em parte pela falha dos ricos
em suprir as necessidades dos pobres [Tiago 2.14-17], mas tanto a inveja dos
pobres como a soberba dos ricos poderiam ser vistos como amizade e amor pelo
mundo [Tiago 4.4], a qual Tiago condenava como Adultério Espiritual. Não apenas
os Ricos estavam negligenciando as necessidades dos pobres, mas os pobres
estavam sendo discriminados, enquanto os ricos ganhavam atenção. Tiago
condenava essa pratica como sendo inconsistente com a fé em Jesus [Tiago
2.1-13].
Apesar desses pecados, para Tiago
isso não justificava a inveja. Ele condenava tanto a inveja quando a ambição
egoísta como demoníaca [Tiago 3.14-16], especialmente quando essas atitudes
prejudicavam seus irmãos [Tiago 4.11; 5.9]. Para aqueles que não refreassem sua
língua, e hipocritamente abençoassem a Deus enquanto amaldiçoava um irmão feito
a imagem de Deus, Tiago declarava que a religião dessa pessoa era em vão [Tiago
1.26; 3.8-12]. Mas ainda assim. Ele reservou suas palavras mais duras para
aqueles que enriqueciam descontroladamente, especialmente por meios injustos:
"Ouçam agora vocês, ricos!
Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá.
A riqueza de vocês apodreceu, e
as traças corroeram as suas roupas.
O ouro e a prata de vocês
enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes
devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.
Vejam, o salário dos
trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude,
está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do
Senhor dos Exércitos.
Vocês viveram luxuosamente na
terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate.
Vocês têm condenado e matado o
justo, sem que ele ofereça resistência.
Portanto, irmãos, sejam
pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra
produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do
outono e da primavera.
Sejam também pacientes e
fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima" [Tiago 5.1-8].
Mas o tópico pelo qual a Epístola de
Tiago é lembrada é sobre Fé versus Obras. Mas isso não foi apenas um assunto
doutrinal geral que ele teologicamente abordou. Ele estava sendo especifico e
contra a falta de amor que a Igreja estava mostrando com os necessitados e
dando favoritismo aos ricos [Tiago 2.8-10]. Ele estava alarmado em ver que era
tão difícil encontrar esse “amor” que era tão comum no inicio da Igreja. Ele
estava perplexo com a complacência daqueles que estavam falhando em suprir as
necessidades dos irmãos necessitados e ainda assim professarem terem fé em Deus
[Tiago 2.19-20]. Ele até desafiava o Clero que se auto-proclamavam como estando
salvos [Tiago 2.14-17]. A chamada Fé, sem obras de amor, era para Tiago não
apenas vã, mas morta [Tiago 2.17, 26].
O Cenário da Igreja retratado por
Tiago é tão diferente pelo retratado no livro de Atos que leva os leitores da
Bíblia a se perguntar se esses dois livros (Tiago e Atos) realmente estavam se
referindo ao mesmo grupo (a Igreja).
Em Atos, os irmãos eram devotos aos
ensinos dos apóstolos, onde juntos, eram uma mente, um coração e uma alma,
tomavam suas refeições juntos, dividiam tudo o que possuíam com seus irmãos, e
até vendiam tudo o que tinham para suprir as necessidades dos irmãos, ao ponto
de que nenhum deles fosse necessitado [Atos 2.42-46; 4.32-35].
Em Tiago, ao contrario, os irmãos
ouviam os ensinos dos apóstolos, mas não praticavam esses ensinos [Tiago 1.22;
4.17], continuamente iam de um lugar para o outro em busca de ganhos
financeiros [Tiago 4.13], faziam divisão por status econômico (Tiago 2:2-4), e
até difamavam e lutavam uns com os outros [Tiago 4.1].
A Igreja para qual Tiago estava
escrevendo tinha se degenerado muito além da condição das Igrejas mostradas no
Novo Testamento. A carta de Paulo aos Coríntios (em torno de 55 d.C) falava da
tolice e prazeres da carne de uma comunidade imatura, mas dava claramente a
direção de como mudar para crescerem em Cristo. As cartas de João para as
Igrejas em Apocalipse (em torno de 90 d.C) listavam as coisas que cada uma
fielmente fazia, e também as coisas em que elas tinham errado, e mais uma vez,
dava os alertas e os caminhos para eles enfrentarem as conseqüências. Tiago, no
entanto, estava escrevendo para todas as Igrejas, mostrando uma condição
espiritual virtualmente idêntica aquela a dos fariseus ao qual Jesus tirou seus
seguidores. Para a Igreja ter chegado a esse ponto, Tiago provavelmente não
poderia ter escrito sua carta antes do inicio do segundo século.
Epístola Geral ou Tratamento de
Choque?
Diferentemente das escritas de Paulo
e João, que davam direções de autoridade para Igrejas especificas, Tiago
mostrava problemas gerais das Igrejas e fazia um apelo aos indivíduos a
obedecerem aos mandamentos de Jesus. Parecia que Tiago não tinha esperança em
fazer a Igreja voltar a como era no tempo do Pentecoste. João, por outro lado,
especificamente comandava aos Efésios a se arrependerem e fazerem as “obras de
amor” que eles faziam no começo, pois se eles não fizessem, o seu Candeeiro
(sua validade como Igreja perante Cristo) seria tirado [Apocalipse 2.4-5]. Mas
Tiago não estava tentando deixar qualquer candeeiro em pé. As coisas já tinham
se degenerado além desse ponto, e a única coisa que ele poderia fazer era
simplesmente alertar os ricos (Clero) nas congregações sobre o julgamento que
estava por vir sobre eles [Tiago 1.10], e apelava a cada um dos irmãos que eram
oprimidos pelos ricos a aguentar o sofrimento pacientemente e a continuar
seguindo os ensinamentos de Jesus [Tiago 1.9].
Fica obvio pelo contexto que os
pecados que Tiago estava confrontando tinham se tornados aceitáveis pela
Igreja. Tiago ficou tão consternado que ele escreveu essa carta e começou a distribuir
esse documento para a Igreja inteira. Então ao invés de ser um “Epistola geral”
escrita por alguém com autoridade, a “Epistola de Tiago” é claramente um
“Desabafo” expondo os problemas que os pastores e lideres tinham virado as
costas e faziam que não viam. Tiago, Ao invés de tomar a prestigiosa posição de
“irmão de Jesus”, foi um insurgente, não superficialmente escrevendo contra a
hierarquia da Igreja, mas revoltado contra o que a Igreja estava aceitando. Não
é difícil de imaginar a repercussão que essa carta causou, originalmente quando
foi escrita, entre os ricos e prósperos da Igreja, quando ela não estava
escondida no final da Bíblia e desacreditada por vários comentários sobre ela.
Apenas imagine o que aconteceria se hoje você chegasse a um templo evangélico
no meio de culto e lesse as recomendações da carta de Tiago aos ricos. [Tiago
5.1-3].
PORQUE ENTENDERAM ERRADO?
Então alguém pode perguntar, “Então
se Tiago era mesmo um insurgente fora do clero no segundo século, “de cara” com
os pecados que a Igreja estava tolerando, porque a maioria das pessoas não viam
do mesmo modo, e como essa carta se tornou parte da Bíblia?”
A segunda questão é fácil de
responder: Tiago é parte da Bíblia porque sua carta é quase que inteiramente
uma repetição dos ensinamentos de Jesus. Essa carta tinha que ser canonizada
porque é completamente ortodoxa. A primeira questão precisa de uma explicação
melhor.
Você se lembra que alguns estudiosos
diziam que os pecados que Tiago estava relatando poderiam ser encontrados em
qualquer década na história da Igreja. Existe uma Razão para essa idéia:
Admitir que difamação, favoritismo, contendas e divisões entre ricos e pobres
não eram parte do cotidiano da Igreja no primeiro século traria a tona uma
pergunta muito desconfortável: Porque essas coisas vem fazendo parte do
cotidiano da Igreja através do resto da história Crista?
É muito conveniente, e até
confortante, dizer que Tiago era o “irmão de Jesus” escrevendo em 45 d.C. Isso
significaria que as obras da carne [Gálatas 5] estavam infiltradas na Igreja
menos de uma década depois de sua fundação. E se o próprio irmão de Jesus não
poderia fazer nada além de dizer “não é conveniente que essas coisas sejam
assim” [Tiago 3.10], então o resto de nós também não poderia fazer nada, e isso
tiraria nossa responsabilidade, não é verdade? Se esse é o jeito que sempre
foi, então sempre será assim, porque os desejos da carne são muito fortes e a
natureza humana é muito pecadora para fazer alguma coisa sobre isso. A
conclusão óbvia que chegamos então ao longo dos séculos é que “Porque somos
pecadores e maus por natureza, tudo o que podemos fazer é ter fé em Deus e
esperar até irmos para o céu.”
A maioria das pessoas estão contentes
com essa idéia e acobertam esse “segredo sujo” de que a Igreja “Caiu” da
verdadeira fé por volta do fim do primeiro século. A maioria das pessoas não
vêem o fato de que Tiago nos alertou duas vezes, que fé sem obras é morte
[Tiago 2.17,26] e que essa fé é vã e inoperante [Tiago 2.20], e que essa fé vã
não pode salvar uma pessoa [Tiago 2.14].
As pessoas concordam que nenhum homem
pode domar sua língua [Tiago 3.8], mas se esquecem do comentário de que se o
homem deixar de refrear sua língua, então a sua religião é vã [Tiago 1.26].
Mas nem todas as pessoas pensam assim.
Martinho Lutero não pensava. O que Tiago falava sobre refrear a língua irritava
Lutero, porque ele era um que não conseguia refrear-la. O que Tiago disse sobre
Obras serem provas de Fé especialmente irritava Lutero, porque ele criou a
teoria de que “a Fé sozinha” é tudo que Deus requisita para nossa salvação. E é
por isso que Martinho Lutero não considerava a Epistola de James e a chamava de
“Epistola de Palha”.
Espero que você, que está lendo esse
post, seja tão perceptivo quanto Martinho Lutero, mas ao invés de rejeitar o
que Tiago tinha a dizer sobre obras, você entenda quais são as implicações que
essas obras contêm. Considere o que aconteceu com a falsa fé que tomou conta da
Igreja nos dias de Tiago, e que falhou em produzir as “obras de amor” que eram
normais entre os discípulos quando a Igreja começou no livro de Atos.
Os frutos dessa falsa fé não ficaram
piores através dos últimos 19 séculos, em meio à reforma e contra reformas e
inúmeras divisões de denominações? A fé que vem sendo passada para nós por
“Religiões organizadas” geração após geração, não é nada diferente do que a
falsa Fé que Tiago estava expondo na sua carta, uma Fé que não salva.
Apenas quando nos tocarmos disso,
teremos alguma esperança de nos livrarmos dessa “Religião vã” aonde essa tal
“fé” é a norma. Temos que voltar a ter a verdadeira fé, que causa alvoroço por
todo o mundo [Atos 17.6].
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo.
Deus abençõe os irmãos,é de grande valia o estudo!!!!
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