domingo, 5 de agosto de 2012

A impotência do homem de a si se salvar, mesmo utilizando da lei



Quanto são insensatos aqueles que visam a obediência a Deus através de sistemas criados por homens! Quem fascinou para não obedecer a Verdade, a todos, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado?



Somente é necessário entender isto: receberam o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?



São tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabam agora pela carne!!



Aquele, pois, que nos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre nós, faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?



"Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça" [Gálatas 3].



Sabemos, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão; de sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.



Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito:



"Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las" [Gálatas 3].



E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé (lei mosaica = guarda do sábado, carnes imundas, dízimos, vestimentas, e seus mais de 600 preceitos).



Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá(??).



Mas, Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro"; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.



Ora, as promessas foram feitas a Abraão e a sua descendência. Não diz: E as descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: "E a tua descendência, que é Cristo".



Mas tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.



Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.



"Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um Medianeiro".



Ora, o Medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.



Logo, a lei de nenhuma sorte é contra as promessas de Deus; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.



"Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes".



Porque todos somos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.



Porque todos quantos fomos batizados em Cristo já nos revestimos de Cristo; nisto não há judeu nem gentio; não há pastor nem homem sem título eclesiástico; não há homem nem mulher; não há adorador em lares nem em templos de tijolos; porque todos nós somos um em Cristo Jesus.



E, se somos de Cristo, então somos descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.







Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]