1 e 2Crônicas eram
originalmente um só livro. Como a identidade do autor dessa obra não é
explicitada em 1 nem em 2 Crônicas, muitos optaram por se referir a esse autor
desconhecido simplesmente como “o cronista”. No entanto, Esdras é o candidato
mais provável para a autoria de Crônicas. A antiga tradição judaica do Talmude
afirma que Esdras escreveu o livro.
Além disso, os versículos
finais de 2Crônicas 36.22,23, repetem-se como os versículos iniciais de Esdras
(ver Esdras 1.1-3). Isso não apenas reforça o argumento que aponta Esdras como
autor de 1Crônicas, mas pode ser também uma indicação de que Crônicas e Esdras
tenham sido em algum momento uma única obra. Soma-se a isso o fato de que 1 e
2Crônicas tenham estilo, vocabulário e conteúdo similares.
Esdras era tanto escriba como
profeta e desempenhou um papel significativo na comunidade de exilados que
retornou à cidade de Jerusalém. Apesar de não podermos afirmar com certeza
absoluta, é razoável assumir que “o cronista” tenha sido Esdras.
Embora seja difícil estabelecer
a data exata para 1 e 2Crônicas, é provável que a sua forma final tenha surgido
lá pelo final do séc. V aC. O último evento registrado nos versículos finais de
2Crônicas é o decreto de Ciro, rei da Pérsia, que dá licença à volta dos judeus
para Judá. É datado como 538-537 aC. e dá a impressão de que Crônicas tenha
sido composto pouco tempo depois.
No entanto, a última pessoa
mencionada em 1 e 2Crônicas é realmente Anani, da oitava geração do rei
Jeoaquim (ver 1Crônicas 3.24). Jeoaquim foi deportado para a Babilônia em 597
aC. Dependendo de como essas gerações são medidas (cerca de 25 anos), o
nascimento de Anani pode ter acontecido entre 425 e 400 aC. Portanto, a data
para 1 e 2Crônicas pode ser situada entre 425 e 400 aC.
O CILINDRO DE CIRO é um
cilindro de barro que registra um importante decreto de Ciro, Rei dos Persas.
Ciro adotou a política de autorizar os povos exilados em Babilônia retornarem
às suas terras de origem. Veja Esdras 1:2-4. Este decreto foi emitido no seu 1º
ano após a conquista de Babilônia, isto no ano 538-537 a.C.
A conquista de Babilônia, de um
modo rápido e sem batalha pelos medos e persas, descrita em Daniel 5:30-31, é
confirmada no relato do Cilindro de Ciro. Ver Isaías 44:28; 2Crônicas 36:22,23.
Durante 50 anos, entre 587 a 537 a.C., Jerusalém esteve desabitada em completa
ruína.
Somente depois do Decreto de
Ciro, se reuniu uma primeira vaga de judeus exilados que viajou desde Babilônia
até à terra de Judá. Era seu objetivo primário reconstruir o Templo de
Jerusalém. Esdras 1-2.
O livro de 1Crônicas cobre o
período que vai de Adão até a morte de Davi, ao redor de 971 aC. É um período
de tempo extraordinário, pois abrange o mesmo período coberto pelos primeiros
10 livros do Antigo Testamento, de Gênesis até 2Samuel. Se as genealogias de
1Crônicas 1-9 fossem ignoradas, 1 e 2Crônicas cobririam aproximadamente o mesmo
período de tempo de 1 e 2Reis.
No entanto, o cenário
específico de 1 e 2Crônicas é o período de tempo que vem depois do exílio.
Durante essa época, o mundo antigo estava sob o controle do poderoso Império
Perda. Tudo o que restou dos gloriosos reinados de Davi e Salomão foi a pequena
província de Judá. Os persas substituíram o rei por um governador provincial.
Apesar de que o povo de Deus
tenha recebido licença para voltar a Jerusalém e reconstruir o templo, a sua
situação era muito diferente da dos anos dourados de Davi e Salomão.
O livro de 1Crônicas tem duas
divisões principais. A primeira seção é constituída por 9 capítulos de
genealogias. As genealogias começam com Adão e continuam, atravessando todo o
período do exílio, até àqueles que retornaram para Jerusalém.
Com freqüência não se dá muita
importância a esta seção. Contudo, assim como nos Evangelhos de Mateus e Lucas,
as genealogias formam a base das narrativas que se seguem. 1Crônicas está
carregado de genealogias para sublinhar a necessidade de pureza racial e
religiosa. As genealogias são compiladas seletivamente para realçar a linhagem
de Davi e da tribo de Levi.
A segunda parte de 1Crônicas
(caps. 10-29) registra os eventos e realizações do rei Davi. O cap. 10 serve
como prólogo para resumir o reinado e a morte do rei Saul.
Nos caps. 11 e 12, Davi se
torna rei e conquista Jerusalém. O restante das narrativas sobre Davi está
enfocada sobre três aspectos significativos do seu reinado, ou seja, o
transporte da arca do Testemunho para Jerusalém (caps. 13-17), suas proezas
militares (caps. 18-20) e os preparativos para a construção do tempo (caps.
21-27). Os dois últimos capítulos de 1Crônicas recorda os últimos dias de Davi.
Há duas referências claras ao
Espírito Santo em 1Crônicas. A primeira está em 12.18, em que o “Espírito”
entrou em Amasai e o capacitou a fazer uma declaração inspirada. E a segunda em
28.12, a qual explica que por meio do ministério do Espírito (ânimo) os planos
do templo foram revelados a Davi.
...
Louvai ao Senhor!
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo.
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