quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Uma reflexão sobre o amor cristão.




O Amor de Deus em nós é o dom espiritual supremo – (Uma meditação da leitura do Capítulo 13 da primeira carta aos coríntios).

Amor – Aqui é apresentado com o significado de Amor aos Outros, de Caridade. É o amor-caridade, o amor ágape, aquele que busca o bem dos outros sem esperar retribuição. Caridade é o amor de Deus que atua por nosso intermédio como atividade e comportamento (O amor ao próximo).



No Capítulo 13 da primeira carta aos coríntios, Paulo continua ensinando sobre os dons espirituais, salientando que essas capacidades especiais concedidas pelo Espírito Santo não terão valor se o crente não estiver no amor de Deus, e não tiver amor ao próximo. O Senhor demonstra o seu amor pelo seu povo, concedendo-lhe os dons, pelo Espírito, para que Deus possa utilizá-los, por nosso intermédio, para o benefício do seu povo e fortalecimento espiritual da Igreja.

Deus é Amor e aquele que permanece nesse Amor, permanece em Deus e Deus nele. Aquele que ama a Deus ama também a seu irmão. Amemos uns aos outros ardentemente. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos e pratiquemos o Amor aos Outros. É para os que amam a Deus que Ele concede os dons do Espírito para que, por nosso intermédio, Ele possa ajudar os necessitados. Nós nada mais somos do que humildes servos do Senhor, sendo usados, se Ele nos conceder esse privilégio de servi-lo.

1Co 13.1 - Sem o amor de Deus e amor aos outros, falar em línguas apenas retinirá nos ouvidos. Será como um instrumento musical ruidoso que só faz barulho.

1Co 13.2 – Existem pessoas que dizem estar profetizando, mas se não estiverem no amor de Deus, que se manifesta no Amor aos Outros, as suas profecias não se comprovarão na prática.

1Co 13.3 - Repartir, ou seja, dar parte dos nossos bens para aqueles que nada têm. João Batista, que Jesus dizia ser “muito mais que um profeta” (Mt 11.9), já ensinava, enquanto anunciava a vinda de Jesus: “Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem e quem tem comida faça o mesmo” (Lc 3.11). Jesus também ensinou ao jovem rico: Vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me (Mt 19.21). Contudo, se não fizeres isso por amor aos outros, de nada valerá o que fez.

1 Co 13.4 - Quem serve na igreja sem estar no amor de Deus, pessoas afeitas às práticas religiosas sem a aprovação de Deus, sem o amor e a justiça de Cristo, se ensoberbecem, nada são aos olhos de Deus e não herdarão o seu reino.

1 Co13.6 - Só quem ama a seu irmão está no amor de Deus e se alegra com a verdade, entristecendo-se com a mentira, a injustiça, o erro e o pecado.

1 Co 13.7 - Quem está no amor de Deus, não se ensoberbece, nem se exaspera nunca. Regozija-se com a justiça e a verdade e está pronto para tudo sofrer, tudo esperar, tudo crer e tudo suportar para que o amor de Deus que há em nós prevaleça na nossa atividade e no nosso comportamento. Se houver dificuldades e sofrimentos, com o amor de Deus agüentamos tudo.

1 Co 13.8 - Os dons poderão se acabar em nós, se esfriarmos em relação ao amor de Deus ou quando aprouver ao Senhor que a sua obra não seja mais realizada por nosso intermédio. Mas o amor de Deus jamais se acaba.

1Co 13.12 - Mesmo sendo adultos na fé o nosso conhecer é parcial porque vemos as coisas de Deus como se estivéssemos olhando através de um espelho embaçado. Quando voltar o Senhor, saberei também como sou conhecido, sem nada de permeio, face a face.

1Co 13.13 - Todos os dons podem ser retirados pelo Espírito Santo e cessam. Porém, a fé, a esperança e o amor devem permanecem no crente verdadeiro. O Amor de Deus derramado no coração do crente é sempre maior do que a fé, a esperança ou qualquer outro dom. É o dom espiritual supremo.

Ame aos outros mais do que a si mesmo!

Ame até aqueles que se declaram seus inimigos e você não será inimigo de ninguém!

 

Louvai ao Senhor!

 

 

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe por sua participação em nosso humilde blog.

São bem vindas suas críticas, sugestões e colaborações, para que, a cada dia mais, possamos falar e testemunhar do Amor Fraternal de Deus, por nós, imagem e semelhança do Criador. Deus seja louvado!

Atenção: Se for adicionar algum comentário, porém através de "nome sem perfil" ou "anônimo", há o direito de não publicá-lo! [Constituição Federal, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;]