O livro de Esdras,
cujo nome provavelmente signifique “O Senhor tem ajudado”, deriva o seu
título do personagem principal dos caps. 7-10. A opinião conservadora e
geralmente aceita é de que Esdras tenha compilado ou escrito este livro
juntamente com 1 e 2Crônicas e Neemias. A Bíblia hebraica reconhecia Esdras e
Neemias como um só livro.
O próprio Esdras
era um sacerdote, um “... escriba das palavras, dos mandamentos do SENHOR”
[7]. Liderou o segundo dos três grupos que retornaram da Babilônia para
Jerusalém. Como homem devoto, estabeleceu firmemente a Lei (o Pentateuco) como
a base da fé [7].
Os eventos de
Esdras cobrem um período um pouco maior do que 80 anos e caem em dois segmentos
distintos. O primeiro [caps.1-6] cobre um período de cerca de 23 anos e tem
como tema o primeiro grupo que retorna do exílio sob Zorobabel e a reconstrução
do templo.
Depois de mais de
60 anos de cativeiro babilônico, Deus desperta o coração do regente da
Babilônia, o rei Ciro da Pérsia, Isaías 44.28, para publicar um edito que dizia
que todo judeu que assim desejasse poderia retornar pra Jerusalém a fim de
reconstruir o templo e a cidade. Um grupo de fiéis responde e partiu em 538 aC.
sob a liderança de Zorobabel. A construção do templo é iniciada, mas a oposição
dos habitantes não judeus desencoraja o povo, e a obra é interrompida. Deus,
então, levanta os ministérios proféticos de Ageu e Zacarias, que chamam o povo
para completar a obra. Embora bem menos esplêndido que o templo anterior, o de
Salomão, o novo templo é completado e dedicado em 515 aC.
Aproximadamente 60
anos depois (458 aC.), outro grupo de exilados volta para Jerusalém liderados
por Esdras [caps. 7-10]. São enviados pelo rei persa Artaxerxes, com somas
adicionais de dinheiro e valores para intensificar o culto no templo. Esdras
também é comissionado para apontar líderes em Jerusalém para supervisionar o
povo. Já em Jerusalém, Esdras assumiu o ministério de reformador espiritual, o
que deve ter durado cerca de um ano. Sacerdote dedicado, Esdras encontra um
Israel que tinha adotado muitas das práticas dos habitantes pagãos; ele chama Israel
ao arrependimento e a uma renovada submissão a Lei, ao ponto do divórcio de
suas esposas pagãs.
Duas grandes
mensagens emergem de Esdras: a fidelidade de Deus e a infidelidade do homem.
Deus havia
prometido através de Jeremias [25] que o cativeiro babilônico teria duração
limitada. No momento apropriado, cumpriu fielmente a sua promessa e induziu o
espírito do rei Ciro da Pérsia a publicar um edito para o retorno dos exilados
[1]. Fielmente, concedeu liderança (Zorobabel e Esdras), e os exilados são enviados
com despojos, incluindo itens que haviam sido saqueados do templo de Salomão
[1].
Quando o povo
desanimou por causa da zombaria dos inimigos, Deus fielmente levantou Ageu e
Zacarias para encorajar o povo a completar a obra. O estímulo dos profetas
trouxe resultados [5].
Finalmente, quando
o povo se desviou das verdades da Sua palavra, Deus fielmente enviou um
sacerdote dedicado que habilidosamente instruiu o povo na verdade, chamando-o à
confissão de pecado e ao arrependimento dos seus caminhos perversos [caps.
9-10].
A fidelidade de
Deus é contrastada com a infidelidade do povo. Apesar do seu retorno e das
promessas divinas, o povo se deixou influenciar pelos seus inimigos e desistiu
temporariamente [4]. Posteriormente, depois de completada a obra, de forma que
pudesse adorar a Deus em seu próprio templo [6], o povo se tornou desobediente
aos mandamentos de Deus; desenvolve-se uma geração inteira cujas “...iniquidades
se multiplicaram sobre as vossas cabeças” [9]. Contudo, como foi dito
acima, a fidelidade de Deus triunfa em cada situação.
A obra do Espírito
Santo em Esdras pode ser vista claramente na ação providencial de Deus em
cumprir as suas promessas. Isto é indicado pela frase “a mão do Senhor”,
que aparece seis vezes.
Foi pelo Espírito que
“... despertou o Senhor o espírito de Ciro...” [1] e “... tinha
mudado o coração do rei da Assíria...” [6]. Teria sido também pelo
Espírito Santo que “Ageu, profeta e Zacarias... profetizaram
aos Judeus...” [5].
A obra do Espírito
Santo é vista na vida pessoal de Esdras, tanto no sentido de obrar nele, porque
“Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor...”
[7], como no sentido de atuar em seu favor,“... o rei lhe deu tudo quanto
lhe pedira” [7].
A atitude de
Esdras descreve bem a disposição que cada cristão deve mostrar no serviço ao
Senhor: "Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do
Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus
juízos" [7]. Esse servo se ofereceu ao serviço de Deus com coração
disposto. Mas, um coração bom precisa ser aplicado com toda reverência e
respeito para com Deus
Observando as duas
coisas que Esdras fez:
Buscou a Lei. Antes de mais nada, o discípulo do Senhor precisa
conhecer a palavra do Mestre. Jesus mandou que conheçamos a verdade, a Palavra
de Deus [João 8; 17]. Conhecimento sem aplicação na própria vida não adianta.
"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos
com falsos discursos" [Tiago 1].
Ensinou a Palavra
aos outros. A palavra que
ouvimos deve ser transmitida a outras pessoas [2Timóteo 2; Hebreus 5].
O escriba e
sacerdote Esdras nos serve como excelente exemplo. Cada cristão deve imitar a
atitude dele. Com corações dispostos, devemos buscar, cumprir e ensinar a
palavra de Deus.
Por
Cristo. Em Cristo. Para Cristo.
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